terça-feira, 8 de junho de 2010

dinamicas 2

DINÂMICAS BÍBLICAS - UTILIZANDO VERSÍCULOS

* Localizar versículos que tenham a palavra “amor” ou “amar”

(exemplo: 1 Jo 3.1, 2.5, 4.7)

* Escolher 1 história bíblica para representar.

* Localização rápida de versículos – quem acha mais rápido?

* Escolher 1 passagem ou versículo bíblico e explicá-lo.

Achar 1 versículo bíblico:

* Para consolar 1 pessoa que está triste (Rm 8.28, Sl 91.1, etc.)

* Para evangelizar 1 pessoa (1 Jo 1.9, Jo 14.6, etc.)

* De louvor a Deus (Sl 107.1, Ap 7.12, etc.)

* Que fala da criação do mundo (Gn 1.1, At 17.24, etc.)

* De conselho sobre algum assunto (Cl 2.8, 1 Ts 5.18, etc.)

* Que contenha 1 promessa de Deus (Mt 21.22, Sl 34.18, etc.)

* Pequeno (de poucas palavras) - (Jo 11.35, Jó 3.2, Ex 20.13, etc.)

* Liste 7 versículos que começam com a letra "o".

Localizar:

a) O 18º livro da Bíblia (Jó)

b) O único livro que começa com “Z” (Zacarias)

c) 2 livros que começam com “H” (Habacuque e Hebreus)

d) 2 livros que começam com “G” (Gênesis e Gálatas)

e) 2 livros que são o nome de um povo (Hebreus e Romanos)

f) Livro cujo título é triste (Lamentações)

g) Livro cujo título tem somente 2 letras (Jó)

* Bate-Rebate Bíblico: jogo em duplas, onde a primeira pessoa lê um versículo para a outra, em voz alta. Esta procura um versículo que comece com a última letra do versículo que ouviu. E assim, sucessivamente, alterando-se a leitura dos versículos. Exemplo: Ex 15.3, 15.7, 15.9 etc. (tradução Almeida Corrigida e Revisada).

* Objetos Bíblicos: procurar versículos bíblicos que mencionam objetos que estejam na sala (vaso, livro, janela, porta, etc.). Ganha o grupo que localizar mais versículos. Exemplos: Ex 16.33, Pv 26.23, 2 Co 4.7, Sl 128.3, Jo 2.15, etc.

* Perguntas bíblicas - coloque perguntas sobre a lição dada em papéis dobrados, dentro de uma sacola. Coloca-se uma música e o sacola vai passando de mão em mão. Subitamente, o coordenador pára a música. Quem estiver com a sacola tira uma pergunta e responde-a.

* Criatividade: mostrar figuras e perguntar como se relacionam ao ensino bíblico. Exemplo: figura de criança (das crianças é o Reino de Deus), uma cena de destruição (o pecado destrói nosso relacionamento com Deus), 2 amigos (o Espírito Santo é nosso Consolador), homem ou mulher (nosso Corpo, templo do Espírito), etc.

Memorizar Versículos

Jogo do Eco
O Professor diz o versículo; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos - assim ao dizer o versículo, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o versículo também).

Esconde-esconde
Escreva cada palavra do versículo em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.

Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário